Muitas pessoas não sabem a diferença entre site e blog, para que servem, qual a complexidade, como produzir e manter cada um deles, suas funcionalidades técnicas e estratégicas.
Mas se você também tem essas dúvidas, agora é a hora de resolver essa questão. Acompanhe!
Sumário
O que é Marketing Digital?
Inicialmente, vale mencionar que a criação de site e a criação de blog são estratégias de Marketing Digital por meio das quais empresas e empreendedores divulgam o seu negócio no universo digital.
Assim, antes de falar sobre site e blog, vamos entender um pouco mais sobre Marketing Digital.
O Marketing Digital concentra ações de comunicação em meios digitais (internet, celular entre outros meios digitais), realizadas no ambiente web (digital, online) para divulgar e oferecer produtos e serviços, abrir oportunidades, publicar conteúdos variados sobre qualquer tema, nicho de mercado, segmento, interesses, etc.
No ambiente digital, além de sites e blogs, encontramos outros recursos ou estratégias, tais como: redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.
Entre os benefícios das ações online, podemos destacar:
- Investimento baixo: dado o seu alcance e resultado, temos uma ótima relação custo-benefício, se compararmos ao marketing tradicional;
- Engajamento: promove grande interação com o público-alvo e amplia o networking;.
- Destaque: ainda há muitas empresas fora do universo do digital e o por meio de um estratégia de Marketing Digital adequada e bem conduzida, você pode colocar sua empresa em destaque em relação à concorrência;
- Resultados mensuráveis: é totalmente possível medir os resultados das ações online e fazer ajustes para atingir objetivos com estratégias bem delineadas.
Visto isso, vamos focar nos dois principais recursos do Marketing Digital: o site e o blog.
E qual a diferença?
Vamos lá! O que diferencia um do outro é que, enquanto o site representa uma empresa institucionalmente, apresenta o negócio como um todo, seus produtos ou serviços, o blog serve para publicar conteúdos menores, posts e artigos informativos e específicos, por nicho.
Site
A criação de um site envolve um processo técnico, pois depende:
- Programação e linguagem HTML,
- Definição de uma arquitetura bem planejada da informação;
- Definição do mapa do site;
- Design específico e atrativo, com amplas possibilidades, podendo, entre os seus links, conter um blog.
O site é mais formal em sua linguagem. É uma ferramenta institucional, corporativa.
Compõe-se de uma página principal chamada Home e outras páginas que trazem história da empresa, sua missão, visão e valores, sua organização e seu negócio, apresenta seus produtos e/ou serviços, expõe a marca entre outras possibilidades ou meios para que a empresa e seus negócios sejam localizados pelos interessados. Pode também ser uma grande loja virtual.
Sites têm conteúdos mais estáticos, os quais sofrem poucas atualizações, e quando estas ocorrem, são muito pontuais.
Podem ser produzidos por qualquer pessoa, mas não é tão fácil ou eficiente quando não se conhece programação. Deste modo, o melhor negócio é contratar um especialista em marketing digital (pessoa ou empresa) que possa sugerir o melhor fluxo para comunicar ao mercado os propósitos da empresa ou empreendedor, por meio de um site profissional.
Blog
A construção de um blog é mais simples e flexível, não exige conhecimento técnico ou programação. É um canal de comunicação que gera autoridade e credibilidade.
Traz uma comunicação mais informal, por meio de artigos sobre assuntos específicos, utilizado estrategicamente para atrair prospects e transformá-los em clientes. Por isso, interagem mais com as pessoas, sendo aberto a comentários. A intenção é engajar e estabelecer relacionamento com o seu público-alvo
O seu conteúdo é organizado principalmente de maneira cronológica, também pode ser classificado por categorias e tags.
São publicados assuntos variados com o objetivo de instruir, influenciar, conscientizar, monetizar (sim, muitos ganham dinheiro por meio de seus blogs), fazer campanhas e outros fins. Mas lembre-se, o público aprecia conteúdos que ajudem a refletir, a solucionar questões pessoais, profissionais, além de ampliar seus conhecimentos.
É interativo, portanto, também socializa, influencia a opinião pública e amplia o networking, por abordar sobre qualquer assunto.
Por fim, se não for atualizado com frequência, perde sua função, as pessoas acabam se desinteressando.
Devo ter um site ou um blog?
Não há “o melhor”, uma vez que cada qual tem seu objetivo. Deve-se escolher a estratégia mais adequada e que de fato atenda a sua demanda para que você se faça presente e se torne conhecido pelo seu público-alvo.
Todos os blogs são considerados sites (ou fazem parte deles), contudo, nem todos os sites são blogs. Cada qual tem um propósito e não se anulam, podendo se complementar, coexistir.
Entender minimamente a respeito desses recursos do marketing digital é importante para decidir por um ou por ambos e começar a trabalhar sua visibilidade no mercado e obter sucesso.
E claro, na hora de montar seu site e/ou blog, nada melhor do que contar com a ajuda de uma Agência de Marketing Digital como a Estação Indoor.
Somos uma empresa de Marketing Digital no Rio de Janeiro com o objetivo de oferecer o serviço de criação de sites de maneira estratégica e que traga conversões para o aumento nas vendas da sua empresa. Conosco, seu posicionamento online é garantido!
Entre em contato e venha conhecer nossos serviços!