Um dos principais objetivos do marketing, tanto online quanto offline, é descobrir que produto ou serviço o público deseja e quando dar a eles. É por isso que nasceu o conceito dos 4 Ps do marketing, um conceito que, apesar de ser muito antigo, ainda é utilizado para se referir ao conjunto de componentes que ajudam as empresas a atingir seus objetivos.
Sumário
Sumario
ToggleDefinição dos 4ps do marketing
Os 4 Ps em marketing são: produto, preço, ponto de venda e promoção.
Este conjunto de elementos foi definido pelo professor americano E. Jerome McCarthy, que afirmou que o conceito era capaz de explicar o funcionamento do marketing de uma forma integral.
Os 4 Ps do marketing são conhecidos como o marketing mix, outro conceito amplamente utilizado para se referir a este conjunto de variáveis.
A seguir, apresentamos uma visão geral de cada um dos elementos dos 4 Ps do marketing:
Produto
O produto é o primeiro dos 4 Ps do marketing. Qualquer produto deve ser o principal elemento de uma campanha de marketing, ele deve ser o foco de todas as nossas ações.
Quando falamos de produtos, não estamos nos referindo apenas a produtos tangíveis, eles podem ser serviços, ideias, valores… qualquer coisa que seja colocada no mercado para satisfazer ou cobrir as necessidades de nosso público-alvo.
Antes de iniciar qualquer campanha de marketing é muito importante se fazer várias perguntas relacionadas ao produto, perguntas que o ajudarão a se concentrar e direcionar suas ações corretamente.
Estas perguntas são: O que vou vender, quais necessidades meu produto cobre ou satisfaz, quais são as características de meu produto, qual é seu valor agregado, etc.?
Preço
Todos sabemos qual é o preço (aquela quantidade de dinheiro que o público alvo pagará para adquirir o produto ou usufruir do serviço), mas… como estabelecer o preço correto? Esta questão é muito importante para os 4 Ps do marketing uma vez que vários estudos corroboram que o preço é a primeira coisa a ser analisada, muito antes das características, etc.
Para estabelecer o preço, é muito importante que você realize um estudo, que você estude a concorrência, que você calcule seus lucros e, sobretudo, que você saiba o valor que seu produto ou serviço tem para os consumidores.
Ponto de venda
O ponto de venda é o local onde seu cliente compra o produto ou serviço. É uma das questões mais relevantes, pois tanto a forma como o produto é comercializado quanto o canal de vendas têm uma influência considerável na satisfação do comprador potencial.
O ponto de venda também é capaz de marcar o caráter do produto, por exemplo: se você vender um produto exclusivo, os pontos de venda onde os clientes podem comprar o produto serão poucos.
Um exemplo disso é Prada ou outras marcas de luxo, marcas que querem que seus clientes se sintam únicos e, portanto, a comercialização dos produtos é bastante restrita.
Promoção
A promoção é o último P de que falamos, mas não o menos importante. Para realizar uma boa estratégia de marketing, é necessário saber através de que mídia ou plataformas o produto será promovido e onde as ações serão realizadas.
O mais importante é definir seu público-alvo! Ao definir seu cliente ideal, você poderá selecionar as melhores plataformas para promover seu produto ou serviço, por exemplo: se seu público é jovem entre 18 e 22 anos… as redes sociais como a Instagram podem ser uma boa opção, entretanto, se seu público tem entre 50 e 60 anos, o canal ou plataforma para promoção terá que ser diferente.
Conheça: Dicas fáceis para aumentar suas vendas com o e-commerce
Como aplicar os 4 Ps do marketing ao seu produto ou serviço?
Siga estes passos para aplicar corretamente os 4 Ps do marketing:
- Defina o produto ou serviço que você está vendendo de forma clara e detalhada, com ênfase especial no valor agregado que ele traz para o mercado e para o público.
- Defina o preço levando em conta seus lucros e seu público-alvo.
- Selecione a logística para seu produto. Se você estiver vendendo um serviço, você terá que selecionar a melhor maneira para que o cliente desfrute do serviço.
- Escolha os melhores canais para promover o produto ou serviço.
A evolução em direção aos 7 Ps do Marketing
Nos anos 70, o famoso modelo de marketing dos 4 Ps do marketing de E. Jerome McCarthy foi atualizado e expandido para os 7 Ps do marketing, graças ao Booms e Bitner.
Aqui estão os novos P’s:
- Pessoas: as pessoas, ou seja, a equipe, são uma parte muito importante do processo de venda de um produto, especialmente se estiverem em contato com potenciais compradores.
- Processos: Este “P” é sobre o desenvolvimento de processos de venda claros e eficientes ligados à entrega de produtos. O conceito de processo refere-se aos mecanismos de prestação de serviços que têm um impacto sobre a qualidade percebida do serviço ou produto.
- Evidência física: Evidência física é um conceito que se refere à presença de algo tangível em qualquer estratégia ou ação de marketing, independentemente de você estar vendendo um produto ou um serviço.
Estes 3 Ps são importantes na adição dos 4 Ps do marketing? Sim, embora ganhem mais ou menos importância dependendo do tipo de mercado.
Conheça: Como aumentar as visitas no site: 5 dicas úteis para gerar tráfego qualificado
Como utilizar os 4 Ps do marketing na minha empresa?
Se você está tendo dificuldades para utilizar os 4 Ps do marketing ou 7 Ps do marketing na sua empresa, acredito que está na hora de buscar ajuda, não acha?
Se você quer aumentar seu posicionamento online e colocar a sua marca no topo das pesquisas nos mecanismos de busca, procure por um consultoria em marketing e comunicação que possa identificar os pontos chaves e o que a sua empresa pode estar fazendo errado nessa sua escalada no mercado.
Nós queremos te ajudar! A Estação Indoor é uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro com atendimento em todo o Brasil. Marque sua consultoria gratuita e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.
Não perca esta oportunidade. Estamos prontos para te ajudar!