Sumario
ToggleEmpresas têm apostado, cada vez mais, em ações de marketing sensoriais para estimular o consumidor e liga-lo a marca.
Pensemos assim… Todos aqueles que estudaram e trabalharam com Marketing já devem ter escutado a sentença: “Qual é o motivo de existência da sua marca?”.
Pois bem… O real motivo pelo qual fiz a indagação acima é que vivemos uma nova fase no Marketing. Mas que fase é essa? Se antes o marketing buscava simplesmente estratégias visando meramente vender o produto, agora o pensamento é outro, ou melhor, ele evoluiu para que seja possível criar um vínculo entre marca/consumidor.
Essa fase do Marketing é vista como: a Era do Marketing de Experiência. Aqui o pensamento e estratégias das marcas são voltados para a busca de novas formas de impactar o consumidor. Ligados, essencialmente, a ideais e experiências promovidos pela empresa para que estimule o consumidor a interagir e estar fortemente ligado à marca.
Uma das frases que mais representa este período é dita pela escritora Maya Angelou, e publicada no site Marketing E Games, na qual ela relaciona à sensação criada ao poder de lembrança do indivíduo.
“As pessoas esquecerão o que você disse. Esquecerão o que você fez. Mas, nunca esquecerão o que você as fez sentir”.
O lema da autora é uma das premissas utilizadas pela Estação Indoor, que procura sempre estimular ações para os seus clientes que vão muito além do tradicional. Interagindo o público final com o cliente estabelecendo uma lembrança, um sentimento positivo para com o cliente.
Agora, vamos falar de como é o Marketing de Experiência na prática. Aqui estão algumas ações nacionais que podem ser lembradas como casos bem sucedidos empregados pelas marcas:
A Coca Cola investe continuamente neste tipo de marketing.
Quiosque Coca-Cola
No final de 2011, aproveitando o inicio do verão, a Coca-Cola inaugurou o Quiosque Coca-Cola. Localizado no calçadão de Copacabana, o ambiente tinha como principal objetivo proporcionar uma experiência sem igual do produto para com o seu público.
A experiência consistia em como era servida a “Coca-Cola perfeita”. O cliente ao apertar um botão em uma máquina ativava um vídeo no qual o criador da Coca-Cola, John Pemberton, explicava qual a forma perfeita de servir a Coca-Cola. Após isso, a máquina entregava uma garrafa de Coca-Cola, na temperatura exata de três graus. Além da experiência, a empresa dava ao consumidor um copo contour de brinde, aumentando ainda mais o poder de relacionamento da empresa com o público.
Heineken e Rock In Rio
Quem pensa que o esporte é o único segmento que a cervejaria Heineken aposta suas fichas está muito enganado, o esporte mais uma ferramenta utilizada pela Heineken para demonstrar uma das características de sua ‘Missão’: Aproveite a vida (Enjoy your life).
Mas voltemos ao case. A Heineken é umas das patrocinadoras oficiais do festival de música e suas ações de Marketing de Experiência proporcionaram àqueles que foram ao festival sensações indescritíveis, que foram muito além da música.
O projeto Heineken Up on the Roof, por exemplo, proporcionou aos convidados do Lounge Heineken uma vista privilegiada da Cidade do Rock do terraço do hotel Grand Mercure.
Além disso, pode citar mais duas ações utilizadas no Rock in Rio. Beer Station Heineken e o Rock and Recycle (quem quiser ver o vídeo de como funcionou a ação basta acessar este link.) A primeira ação envolvia a criação de uma beer station exclusiva, com cenografia de cervejaria sobre rodas e capacidade de 10 mil litros de Heineken. Já a segunda a marca ampliou a ação, instalando duas tendas Rock & Recycle para incentivar os participantes a terem uma atitude sustentável, estimulando a reciclagem dos copos de Heineken consumidos no evento. O estímulo foi além e os consumidores puderam obter a cada 10 copos plásticos recolhidos, o direito de participar de uma brincadeira sustentável. Entre os prêmios distribuídos estão brindes exclusivos da marca como bonés, óculos, chaveiros e copos de água.
Desse modo, o que venho propor neste texto é mais do que a compreensão em relação ao uso do de Experiência, mas sim o entendimento de quanto benéfico pode ser para a marca apostar em ações que aumentem o share da empresa de forma positiva, criando um sentimento e apego a marca que vai muito além do simples fato de promover a venda.