As mudanças nas redes sociais são constantes em um mundo no qual nos acostumamos a querer tudo em um segundo. Os profissionais de marketing digital e o setor de gestão de mídias sociais têm que estar atentos aos novos desenvolvimentos para que as empresas não percam tráfego ou clientes, conhecendo as necessidades dos consumidores que determinam o destino das marcas e esperam ser ouvidos. É por isso que, neste artigo, trazemos a você as tendências da mídia social que reinará em 2022, um ano em que ouvir o consumidor deve estar mais do que nunca no centro das plataformas.
Vamos a elas?
Sumário
Sumario
ToggleQual tendência surgirá na gestão de mídias sociais em 2022?
A ascensão das compras on-line tem visto uma mudança em muitas empresas para um novo modelo de negócios, com as mídias sociais desempenhando um papel importante. Os clientes esperam um serviço mais rápido e personalizado em canais como Twitter e Instagram. Ficou curioso para saber quais são as tendências das mídias sociais de 2022? Fique ligado porque a Estação Indoor irá te contar tudo.
O Metaverso já é uma realidade
A fusão do mundo físico com a realidade virtual e aumentada tem sido a conversa da cidade recentemente com o anúncio da Meta, a nova marca do Facebook de uma nova realidade através de avatares 3D que conecta diferentes ambientes digitais, embora se estime que esta realidade levará entre 10 e 15 anos para se materializar de vez.
Entretanto, a conversa em torno do metaverso continuará fazendo manchetes positivas para a gestão de mídias sociais, com a realidade virtual, reuniões digitais, filtros e realidade aumentada ocupando cada vez mais espaço nas mídias sociais. A realidade às vezes parece ser mais verdadeira do que nunca, com nomes familiares como Minecraft e Fortnite se tornando cada vez mais populares entre os jovens. As empresas não são estúpidas e estão percebendo a oportunidade que as experiências imersivas têm para seu público.
Crescimento na geração de conteúdo criado pelo usuário
De acordo com Pedro Amorim, Diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, “as tendências para a gestão de mídias sociais serão guiadas por dois fatos: pelas novas características e, inevitavelmente, pela situação que experimentamos com a pandemia do Coronavírus. O atual contexto fez mudar nossos hábitos e nos tornou mais ativos com as redes sociais e as plataformas digitais, como é o caso com o surgimento do comércio eletrônico.
Além disso, ele também garante que o conteúdo gerado pelo usuário crescerá exponencialmente, porque eles têm mais facilidade do que nunca para fazer a sua própria geração de conteúdo.
Graças às redes sociais como Instagram ou TikTok, é cada vez mais fácil fazer vídeos e compartilhar conteúdo, eliminando certas barreiras técnicas. Isto também afeta as marcas, que devem criar conteúdo utilizando estas funcionalidades, mas dando um toque mais profissional ao que elas publicam.
Saber como estimular o conteúdo gerado pelo usuário é fundamental para se tornar mais relevante com a gestão de mídias sociais, algo que pode ser estimulado através da criação de concursos e sorteios que buscam interação ou através de iniciativas similares que não se desviam da missão e dos valores das marcas. De fato, a tendência de cada vez mais usuários instalarem bloqueadores de anúncios e fugirem da publicidade tradicional nos incentiva a gerar novos tipos de campanhas para nos tornarmos visíveis.
Uma mudança exponencial na forma como nos comunicamos
O Consultor de Marketing Digital continuará a se adaptar à realidade pós-pandêmica. As marcas e empresas terão que promover conteúdo digital para continuar a substituir eventos presenciais, buscando novas maneiras de se relacionar com a comunidade e com empresas que pensam da mesma maneira. Eles devem continuar a fornecer conteúdo valioso a um público cada vez mais acostumado a usar ferramentas como o Zoom.
Isto também implica uma adaptação no modo de consumir e no público. Com o advento da COVID-19, a produção de conteúdo para as redes sociais aumentaram para mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo em comparação com o mesmo período do ano passado.
Isto explica a necessidade de informação e entretenimento que precisamos em tempos tão turbulentos. O conteúdo digital, através da gestão de mídias sociais ou de outras maneiras, irá (novamente) superar o conteúdo tradicional, devido à mudança de hábitos que temos vivenciado nos últimos anos. Ao mesmo tempo, novas formas de visar e atingir novos públicos continuarão a surgir.
Novas estratégia de vendas
Não é segredo que 2021 foi o ano da digitalização de empresas, um protagonista indiscutível em todos os tipos de negócios. A especialista Sônia Duro, professora do Mestrado Executivo em Marketing, Vendas e Gestão de Estratégia Digital, assegura que “a recuperação econômica será fundamental e, por esta razão, a venda digital será a estratégia de vendas”.
A especialista complementa dizendo que não é suficiente apenas nos limitarmos a estar na grande rede, porém as empresas e organizações precisam ser visíveis e inovar no seu processo para que se diferencie dos seus concorrentes. Portanto, combinar venda social e posicionamento online será a chave para ser uma empresa de sucesso no século XXI. Gestão de mídias sociais, SEO e marketing de conteúdo são uma combinação mágica.
Por outro lado, a professora acredita que nas empresas B2C, o eCommerce atingirá uma parcela muito alta da demanda. Outro ponto citado é que as empresas B2B também irão dar o passo final no LinkedIn. A venda social e Employer Branding serão as demandas mais importantes para a venda em redes sociais, onde o talento pode ser atraído e retido”, explica ele.
Ela também pontua que estamos em um ano em que todas as empresas vão trazer à tona o que tem de melhor em estratégias de marketing digital e, portanto, não podemos nos concentrar em uma tendência, mas o sucesso depende da combinação de todas elas, ou seja, da criação de uma estratégia para a gestão de mídias sociais, por exemplo.
Novas possibilidades de marketing
Embora há alguns anos as únicas formas de anunciar na web fossem através de anúncios, estes formatos são hoje percebidos como impactos altamente invasivos pelos usuários. É por isso que pata gestão de mídias sociais como o Instagram, eles estão explorando novas funcionalidades para oferecer às empresas, tais como diferentes tipos de anúncios que lhes permitem engajar os usuários sem que eles precisem deixar a aplicação em si.
É por isso, que as marcas devem considerar como tornar seus produtos e serviços visíveis na rede, aproveitando as diferentes formas de vendas oferecidas por formatos em expansão, como bobinas ou histórias, e levando em conta a crescente importância que o público atribui à responsabilidade social corporativa. As pessoas querem ficar perto de empresas que se preocupam com as questões que lhes dizem respeito.
Chegou a vez dos microinfluenciadores
Felizmente, as marcas perceberam que gastar todos os seus dólares de marketing na gestão de mídias sociais em campanhas com influenciadores seguidos por milhões de pessoas não faz muito sentido quando um orçamento muito menor pode ser gasto e melhor gasto em microinfluenciadores que estão bem posicionados em setores de nicho com taxas de conversão muito mais altas.
O aumento do marketing influente é uma oportunidade e uma tendência para a gestão de mídias sociais que continuará a dominar em 2022, com cerca de 70% dos comerciantes considerando colocar campanhas de marketing influente no centro de seus orçamentos.
Envolver novos públicos através dos criadores de conteúdo em que eles confiam nas mídias sociais e abrir mão de parte de seu tempo diário é uma ótima maneira de expandir sua base de clientes.
Então um recado para o nosso futuro consultor de marketing digital, se você pensa em trabalhar com a gestão de mídias sociais para sua empresa, considere os criadores de conteúdo como parte da sua estratégia.
O início do fim das fake news
As plataformas de mídia social e a mídia tradicional têm visto como nos últimos anos a democratização da publicação em redes sociais levou a um problema em termos da facilidade com que as falsas notícias podem ser passadas como reais. Estas são as famosas notícias falsas, que para quem trabalha com gestão de mídias sociais têm enfrentado nos últimos meses, unindo forças com empresas como The Associated Press e Reuters para acabar com isso, como no caso do Twitter.
A luta para minimizar informações falsas será uma das tendências para a gestão de mídias sociais em 2022, algo a que o Facebook aderiu recentemente com o objetivo de verificar fatos, permitindo que cada plataforma recorra a fontes como as mencionadas para contrastar e questionar notícias de última hora, lançando avisos ao usuário e dando mais contexto às mensagens para acabar com o flagelo dos bots, mensagens de ódio e a constante falta de atenção com a qual o usuário frequentemente compartilha conteúdo sem ir além da manchete.
Vale lembrar sempre para quem faz gestão de mídias sociais: O combate à desinformação é responsabilidade de todos.
A ascensão do comércio eletrônico
Outra das tendências para a gestão de mídias sociais em 2022, em linha com as anteriores, é a ascensão do comércio eletrônico. De acordo com Álvaro Lozano, professor do Mestrado em Gestão Comunitária, o ano de 2020 foi um ano de muita movimentação, também no ambiente digital. O comércio eletrônico tem crescido exponencialmente. Tanto que já atingiu os níveis previstos para o ano de 2025. Este forte crescimento, causado pela pandemia, tem forçado novos hábitos de compras on-line a pessoas que tradicionalmente têm tentado evitá-lo. Além disso, o professor diz que este novo comportamento implica em mudanças interessantes no desenvolvimento do varejo online integrado à maioria das redes sociais. Espera-se que o varejo digital em 2022 se torne muito mais social.
A situação pandêmica sem dúvida levou à aceleração dos processos que já estavam em andamento. Por exemplo, a digitalização de lojas físicas, que já foi considerada e realizada por inúmeras pequenas empresas, quando até alguns anos atrás só tinha sido implementada em grandes marcas de varejo. Com isso, a coleta de dados, experiência do cliente e automação de processos continuarão a aumentar.
Os podcasts continuarão bombando
A ascensão de plataformas como o ClubHouse ou funcionalidades como os Espaços para criação de podcasts contribuem para a explosão do segmento, que nos últimos anos vem conquistando públicos de todas as idades com o sucesso de programas como o “Inteligência S.A.” ou o “Flow”, projetos nascidos de forma independente que marca números impressionantes em todas as semanas
Aqueles que hoje precisam expressar suas emoções frequentemente o fazem através de uma mensagem de áudio enviada via Whatsapp a seus amigos, e aqueles que querem aprender mais sobre algum assunto específico, provavelmente acabarão ouvindo um episódio de um podcast. Portanto, parece claro que para quem trabalha com a gestão de mídias sociais, os podcasts continuarão a se adaptar a este formato nos próximos meses.
Aproveitando o assunto sobre criação de Podcast, você sabia que a Estação Indoor tem profissionais com experiência nesse assunto? Podemos te ajudar em todo o processo, desde a criação ao processo final de gestão de mídias sociais. Marque seu papo conosco e conheça tudo o que oferecemos sobre produção sonora.
O TikTok continuará crescendo
O uso de novas opções para a gestão de mídias sociais será um valor crescente nos próximos anos, onde o foco continuará a ser a agregação de mais valor à experiência do usuário. Muitos usuários preferem manter a privacidade sem sacrificar o entretenimento. É por isso que redes como a Instagram têm se desviado em direção a uma rede social onde estamos interessados no que nossos conhecidos ou ídolos estão fazendo.
Isto pode explicar o crescimento constante do TikTok, a rede social adorada pela Geração Z, onde todos os dias vídeos curtos tornam-se virais, quebrando todos os recordes de downloads e estão sendo constantemente compartilhados em outras redes. Nos últimos meses, tornou-se comum os próprios usuários fazerem o upload de peças do TikTok para os Stories do Instagram, causando publicidade orgânica e um paradoxo interessante, pois uma plataforma utiliza o conteúdo de outra para obter reações e relevância. Nem mesmo o aparecimento de formatos como o Instagram Reels, claramente inspirado no TikTok, conseguiu deter a viralização de vídeos na última rede social.
Dica Hashtag Marketing Digital: Para a gestão de mídias sociais, é aconselhável não colocar vídeos do TikTok no Instagram, pois a aplicativo de visualizações de fotos e vídeos da Meta está reduzindo o número de visualizações (afinal: É propagando do concorrente, não é?)
O TikTok tornou-se uma ferramenta de co-criação muito poderosa que as marcas precisam procurar para transmitir suas mensagens e campanhas aos consumidores de hoje e de amanhã. Parece claro que as novas opções de comércio eletrônico que permitirão que o conteúdo seja monetizado será uma verdadeira bênção para as empresas. Um fato para refletir sobre esta específica gestão de mídias sociais: estamos falando do primeiro aplicativo externo ao Facebook que atingiu 3 bilhões de downloads.
Socializar, conectar e manter relacionamentos continuará sendo os pontos-chave das redes sociais, uma ferramenta cada vez mais importante para as marcas no século 21.
O que você acha das tendências de gestão de mídias sociais para 2022 que mencionamos? Deixe seus comentários e compartilhe!